Por meio do projeto “Se liga na rede”, a Gravatal Saneamento visa capacitar trabalhadores a realizarem a padronização de ligações de água e esgoto
A manhã deste sábado (16) foi de muito aprendizado para um grupo de profissionais da área de construção civil em Gravatal. Um curso gratuito do projeto “Se liga na rede” foi ministrado pelo superintendente da Gravatal Saneamento, Guilherme Marques, com o objetivo de capacitar trabalhadores do munícipio a realizar a padronização das ligações de água e esgoto.
“Atualmente temos uma taxa de 80% de ligações irregulares, que são aquelas que ficam fora do acesso do leiturista ou sem a caixa padrão. Vamos começar um trabalho de fiscalização e notificação dessas residências”, explica Guilherme. Além de facilitar a leitura e evitar danos ao equipamento, que é de responsabilidade do proprietário, a exigência parte da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Aris).
A ideia da concessionária é ter uma lista de profissionais capacitados para indicar aos moradores para evitar um retrabalho. Segundo Marques, o que tem ocorrido é que, após ser avisados da irregularidade, o usuário contrata mão de obra para colocar o hidrômetro no padrão exigido, porém por falta de conhecimento, é feito de maneira equivocada.
“O projeto faz parte do Programa Capacitar. A Gravatal Saneamento, como empresa que faz parte do Grupo Atlantis, trabalha fortemente em prol da educação ambiental e qualificação profissional. Esse é apenas um dos projetos que devem ser realizados que irão gerar renda para trabalhadores de Gravatal ao mesmo tempo que auxilia a manter um serviço de qualidade aos residentes”, conclui o superintendente.
Os participantes receberam um certificado de treinamento assinado pelo superintendente e pelo diretor de concessão, Tiago Eyng. Para outras informações sobre o curso ou os profissionais capacitados, entre em contato com a Gravatal Saneamento pelo telefone 0800 942 9080.