Notícias
Últimas notícias
Consumidor terá 30 dias para regularizar ligação da rede de esgoto após notificação da Gravatal Saneamento
Os casos onde o prazo não for cumprido serão repassados ao MPSC.

Os moradores de Gravatal que ainda não estão ligados na rede coletora de esgoto devem ficar atentos para às notificações extrajudiciais que estão sendo enviadas. Apesar do serviço ser previsto por lei, atualmente no município cerca de 40% da população urbana tem ligação de esgoto. A partir dessa demanda, a Gravatal Saneamento lançou a campanha “Se Liga Na Rede”, que visa reforçar a importância da implantação desse serviço.

“Esse programa consiste em conscientizar a população, pois em muitos momentos é possível perceber que há muita resistência do usuário que acha que não funciona, que o esgoto chega na estação e é jogado direto no rio ou até mesmo que a fossa de casa é o suficiente”, explica o gerente da concessão, Rafael Macieski.

A realidade, porém, é outra. Quando o esgoto é coletado pela Concessionária, ele é enviado para Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde ele passa por diversos processos físico-químicos que removem até 95% das impurezas. Além de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente, a ligação regular previne doenças contagiosas. Já quando ela é irregular, como no caso de fossas sépticas, os efluentes domésticos acabam em córregos, rios, lagoas e nos lençóis freáticos, de onde é coletada a água dos poços artesianos.

A partir do recebimento da notificação, o usuário tem 30 dias para entrar em contato com a Concessionária e regularizar sua ligação. Após esse período, o caso será repassado ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que tomará as medidas cabíveis. A meta da Gravatal Saneamento, empresa pertencente ao Grupo Atlantis, é atingir 95% de residências em área urbana até o fim do contrato, em 2048.

A primeira conexão de esgoto da residência até a rede coletora é gratuita, desde que esteja dentro do diâmetro mínimo permitido. Nas demais condições, como ligações prediais e industriais, é paga mediante aprovação prévia de orçamento. Para mais informações, entre em contato com a Gravatal Saneamento pelo telefone 0800 942 9082, pelo e-mail atendimento@gravatalsaneamento.com.br ou compareça na Central de Atendimento, localizada na rua Engenheiro Annes Gualberto, 85, no Centro.

Assessoria de imprensa

Tem interesse em receber nossas notícias
e ficar por dentro de tudo
que acontece em nossa empresa?
Solicite para nossa assesoria de imprensa!
comunicacao@sulconcessoes.com.br
(48) 3053 2565