Notícias
Últimas notícias
Tarifa de esgoto começa a ser cobrada em fevereiro

A taxa é equivalente a 50% do valor da água


As faturas de água de fevereiro dos moradores de Gravatal virão com uma novidade: a tarifa de esgoto. A empresa responsável pelo saneamento básico do município, a Gravatal Saneamento, entregará junto com as faturas deste mês uma notificação extrajudicial explicando como funcionará. A taxa é equivalente a 50% do valor da água e abrange os bairros Bela Vista, Brasília, Caeté, Centro, Jardim Andréia, Termas do Gravatal e Tiradentes.

“A tarifa mínima residencial, que é para o consumo de até 10 mil litros de água, hoje é R$ 36,80. O usuário que costuma ficar nessa taxa passará a pagar R$ 55,20. A maioria das cidades cobra mais de 100% em cima da água, pois o tratamento de esgoto é mais caro do que o de água, além de contribuir para o equilíbrio do meio ambiente e prevenir doenças contagiosas”, explica o superintendente da Gravatal Saneamento, Guilherme Marques.

A rede de coleta de esgoto envia os dejetos para a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), onde ele passa por diversos processos físico-químicos que removem até 95% das impurezas. Já quando ela é irregular, como no caso de fossas sépticas, os efluentes domésticos acabam em córregos, rios, lagoas e nos lençóis freáticos, de onde é coletada a água dos poços artesianos.

Desde agosto a concessionária tem divulgado a campanha “Se liga na rede”, que visa conscientizar a população sobre a importância da implantação desse serviço. “Atualmente cerca de 40% da população urbana tem ligação de esgoto em Gravatal. A meta é atingir 100% de residências em área urbana até o fim do contrato, em 2048”, complementa Guilherme.

Como realizar o pedido de ligação

A partir do recebimento da notificação, o usuário tem 30 dias para entrar em contato com a concessionária e regularizar sua ligação. O não desligamento das fontes alternativas será enquadrado como crime ambiental, cuja fiscalização é realizada pela vigilância sanitária, já que se trata de uma questão de saúde pública. As fossas serão lacradas e pode resultar ainda em processo judicial e aplicação de multa. Com base na lei, a Gravatal Saneamento passará a exigir o pagamento do esgotamento sanitário e da água onde há rede pública a disposição da população, estando o cidadão conectado ou não.

A primeira conexão de esgoto da residência até a rede coletora é gratuita, desde que esteja dentro do diâmetro mínimo permitido. Nas demais condições, como ligações prediais e industriais, é paga mediante aprovação prévia de orçamento. Para mais informações, entre em contato com a Gravatal Saneamento pelo telefone 0800 942 9082, pelo e-mail atendimento@gravatalsaneamento.com.br ou compareça na Central de Atendimento, localizada na rua Engenheiro Annes Gualberto, 85, no Centro.

Assessoria de imprensa

Tem interesse em receber nossas notícias
e ficar por dentro de tudo
que acontece em nossa empresa?
Solicite para nossa assesoria de imprensa!
comunicacao@sulconcessoes.com.br
(48) 3053 2565